A base para ter um corpo saudável

Se você é uma pessoa que luta para emagrecer, sempre tenta fazer das dietas que estão na moda, mas acaba tem pouco resultado ou acaba no famoso efeito sanfona, você mais do que ninguém conhece o desafio que é emagrecer.

A cada ano que passa, surgem novas dietas que são ditas milagrosas, a dieta da Lua, a dieta do Sol, dos Carboidratos, das Proteínas, dos Pontos, aquela que faz você comer somente salada.

Não há como negar, emagrecer é um grande desafio, especificamente para quem tem tendência a ter o peso acima do esperado para o seu biotipo.

Embora o fato de se concretizar o emagrecimento seja difícil, a estratégia básica para emagrecer é bem conhecida de quase todos nós. Ela tem como base duas ações fundamentais:

1 – Ter uma alimentação equilibrada e saudável

2- Praticar atividade física

Toda grande transformação no nosso corpo, exceto quando é feita uma intervenção cirúrgica, tem como base esses dois pilares da reeducação alimentar e de fazer exercícios físicos.

Alimentação Saudável


Uma alimentação eliquibrada pode ter os seus ingredientes variados conforme o biotipo e o objetivo da pessoa, mas em resumo passa por:
– Consumir alimentos variados: pelo menos 10 tipos de alimentos por dia, entre folhas, proteínas, carboidratos, frutas.
– Ter uma refeição colorida: quando mais cores tiver na sua refeição, mais saudável ela tende a ser por que você está variando os alimentos.
– Evite os alimentos industrializados: bolachas, refrigerantes, pães industrializados, molhos (como catchup, mostradas) são inimigos da sua saúde.
– Evite os embutidos: presuntos, salames, linguiças são embutidos que têm alto teor de sódio e que prejudicam a sua saúde.
– Alimente-se de 3 em 3 horas: comer porções menores, com mais frequência durante o dia ajuda a reeducar o organismo a não aculumar reservas (e consequentemente reservas de gordura no nosso corpo).
– Beba bastante água e líquidos saudáveis: evite refrigerantes e água com gás. Consuma muita água sem gás e sucos naturais.

Pratique atividade física

Agora com relação aos exercícios físicos, existe uma grande discussão sobre quais tipos de exercícios são os melhores para ajudar o corpo a perder peso.
Exercícios aeróbicos ou não aeróbicos, rítmo dos exercícios, duração diária, frequência semanal. Todos esses fatores embolam a decisão quando o assunto é atividade física.

Uma grande tendência no momento, que tem ganhado força nas academias e internet é o treino Total Hiit Thiago Pugliesi, que consiste em séries de exercícios de alta intensidade, feitos num curto espaço de tempo.

Esse treino total hiit tem se multiplicado nas academias porque pode ser feito em qualquer lugar e 20 minutos do dia é suficiente para realizar a série diária.

A razão desses tipos de exercícios de alta intensidade é que o corpo entra num estado de queima de calorias e gordura, que perdura por horas após o fim da atividade física.

Caminhadas também são excelentes atividades físicas, pois são de baixo impacto, causando menor desgaste para o corpo.

Esse tipo de atividade é mais recomendado para quem tem dificuldade de executar exercícios de demandam mais do organismo, têm dores articulares como no joelho ou o famoso esporão.

Sempre lembrando que é importante você consultar um médico antes de começar qualquer atividade física. Ele vai avaliar a sua condição física e indicar o melhor tipo de atividade para você.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *